Rio Branco,

aaa

Jovem com paralisia cerebral realiza sonho de tirar título de eleitor e é aplaudido ao assinar documento com o pé

Por Quésia Melo, G1 AC, Rio Branco

Wesley Rocha, de 18 anos, realizou sonho de tirar o título nesta quarta (9), no Ginásio do Sesi, em Rio Branco. Jovem se recusou a ser registrado como analfabeto e, emocionado, decidiu assinar com o pé.

- Publicidade-

Com paralisia cerebral, o jovem Wesley Rocha, de 18 anos, se emocionou e foi aplaudido nesta quarta-feira (9) ao tirar o primeiro título de eleitor e assinar o documento com o pé. O prazo para a retirada do título encerrava nesta quarta. O estudante procurou o serviço do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) no Ginásio do Sesi, em Rio Branco.

O cuidador Gabriel Nunes, de 20 anos, foi quem acompanhou o estudante até o ginásio. Ele conta que estavam na escola quando Rocha perguntou se poderia ser levado para tirar o documento. Depois de conseguirem a autorização da diretora, eles saíram da instituição.

Nunes conta ainda que os atendentes informaram que poderiam registrar Rocha como analfabeto e imprimir o documento para ele. O estudante se negou e disse que, se tivesse permissão, assinaria com o pé.

“Ele mesmo falou que tem capacidade de assinar e que iria tentar. O pessoal achou incrível e deixou ele fazer. Ele ficou emocionado por ter tido a assinatura dele reconhecida, mesmo ele não tendo muita prática. Foi uma cena muito emocionante”, lembra.

Além de escrever, Wesley também usa o pé para desenhar, jogar xadrez, dama e pratica esporte paralímpicos. A mãe do estudante, a dona de casa Rejane Rocha,de 37 anos, conta que tirar o título de eleitor era um sonho do filho e que ficou feliz por ele não ter desistido.

“Ele já tinha me dito que queria tirar o título e hoje era o último dia, então eu disse que ele poderia ir. Fico feliz, que apesar de todas as dificuldades, ele quis tirar o título e exercer a cidadania dele”, finaliza.

- Publicidade-

ÚLTIMAS NOTÍCIAS