Rio Branco,

aaa

Ibama vai fiscalizar 10 frigoríficos do Acre suspeitos de abate ilegal

Por Ana Paula Cunha, Bom dia Amazônia, G1 AC, Rio Branco

Inspeção foi um pedido do Grupo de Trabalho da Amazônia Legal do MPF. Acre é o estado com o maior número estabelecimentos listados.

- Publicidade-

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente Recursos Naturais Renováveis (Ibama) quer saber se o Acre está abatendo animais criados em áreas embargadas pelo órgão. O Ministério Público Federal (MPF) solicitou que dez frigoríficos do estado acreano suspeitos da prática sejam fiscalizados.

Em uma lista com 47 frigoríficos, o Acre é o estado com o maior número de estabelecimentos listados. A inspeção foi um pedido do Grupo de Trabalho da Amazônia Legal do MPF. O ofício com o pedido de fiscalizações foi entregue para a presidência do Ibama em abril desse ano.

Na lista, o MPF destacou os frigoríficos que não firmaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no Programa de Carne Legal. O documento foi assinado em 2009 pelas três maiores empresas da área que se comprometeram a não comercializar carne de áreas desmatadas ou quem desrespeita as normas ambientais e trabalhistas.

Os produtores que venderam a carne e os frigoríficos podem sofrer uma infração de R$ 500 por animal, em caso de confirmação. As informações serão encaminhadas para o Ministério Federal. O Ibama tem até junho para concluir esse trabalho.

Frigoríficos do Acre vão ser fiscalizados (Foto: Arquivo)

Frigoríficos do Acre vão ser fiscalizados (Foto: Arquivo)

- Publicidade-

ÚLTIMAS NOTÍCIAS