Rio Branco,

aaa

Após término de prazo para regularização, mais de 29 mil baixaram App que disponibiliza título de eleitor digital no Acre

Por Quésia Melo, G1 AC, Rio Branco

Em todo o Brasil, mais de 3 milhões de eleitores fizeram download do aplicativo; e-Título funciona como segunda via e é opcional. Documento impresso continua valendo.

- Publicidade-

Após o término para a regularização do título de eleitor, que encerrou no dia 9 de maio, 29.372 acreanos já baixaram o aplicativo e-Título para acessar o documento de forma digital por meio de smartphone ou tablet. A informação foi repassada, nesta quarta-feira (16), pelo Tribunal Regional Eleitoral no Acre (TRE-AC).

Em todo o Brasil, segundo o órgão, mais de 3 milhões de eleitores passaram a usar o e-Título.

O TRE-AC voltou a afirmar que não determinou uma meta de eleitores inscritos no aplicativo, pois é preciso que o aparelho seja compatível com o programa e também por se tratar de uma segunda via, que é opcional. A versão impressa continua valendo.

e-Título

Idealizado pelo TRE-AC, o e-Título foi lançado em dezembro de 2017 e está disponível gratuitamente no Google Play e App Store. Para ter acesso, o eleitor deve completar um cadastro digital que vai ficar disponível no aparelho celular.

Para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o aplicativo mantém os dados do eleitor em segurança e diminui os riscos de extravios e danos ao documento.

Funcionalidades

Para quem já passou pelo cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral, o e-Título vai exibir a foto do eleitor, que é tirada na mesma ocasião em que é coletada a biometria. Para quem não fez o cadastramento biométrico, a foto não aparece.

O documento digital de identificação dos eleitores também possui um QR Code para a validação na zona eleitoral.

A versão digital do título de eleitor também exibe informações sobre quitação eleitoral, dados sobre cadastramento biométrico e endereço do local de votação, disponibilizando, inclusive, um mapa com geolocalização.

- Publicidade-

ÚLTIMAS NOTÍCIAS