Rio Branco,

aaa

Alto escalão do regime norte-coreano visita os Estados Unidos

Noticias ao Minuto

A última visita de Pyongyang aos Estados Unidos foi em 2000

- Publicidade-

 

Um responsável do regime norte-coreano viaja nesta quarta-feira (30) para os Estados Unidos, a primeira visita de alto nível desde 2000. O encontro acontecerá apenas duas semanas antes da reunião entre os dois países, em Singapura, informa a imprensa sul-coreana.

O vice-presidente do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores, Kim Yong-chol, aterrissou nesta terça (29) em Pequim, de onde parte amanhã para Nova York, onde deverá se reunir com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, ou mesmo com o Presidente, Donald Trump, detalha a agência noticiosa sul-coreana Yonhap.

A última visita de um alto escalão de Pyongyang aos Estados Unidos foi em 2000, quando o militar Jo Myong-rok se encontrou com o então Presidente Bill Clinton.

Kim Yong-chol, que é também diretor do Departamento da Frente Unida, é uma das figuras do regime norte-coreano atingida pelas sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU e pelo Departamento do Tesouro norte-americano.

Segundo a Yonhap, Kim e a sua delegação viajariam hoje para Washington, mas mudaram o destino para Nova York.

Donald Trump chegou a cancelar a conferência com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, na última sexta-feira (25), mas voltou atrás após várias mensagens conciliadoras com Pyongyang.

Acontecendo, esta será a primeira reunião entre os líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte.

No ano passado, a tensão entre Pyongyang e Washington atingiu níveis inéditos desde o fim da Guerra da Coreia (1950 a 1953).

No entanto, desde o início do ano Kim Jong-un tem procurado uma solução diplomática, tendo já afirmado a possibilidade de o país se desnuclearizar, em troca de garantias de segurança dos EUA, com quem a Coreia do Norte continua tecnicamente em guerra. Com informações da Lusa.

- Publicidade-

ÚLTIMAS NOTÍCIAS