Connect with us

concursos

Espelhos da redação do Enem do ano de 2017 estão disponíveis para candidatos

Publicado

em

Os espelhos das redações do Exame Nacional do Ensino Médio(Enem) 2017 foram disponibilizados aos candidatos nesta segunda-feira (19), de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É preciso entrar no portal do exame e fazer o login para visualizar a correção do texto.

A versão digitalizada da redação é reproduzida com fins pedagógicos. Cada participante pode ter acesso às justificativas da nota atribuída pelos corretores em cada uma das cinco competências avaliadas no Enem.

Em 2017, o tema foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil“. Apenas 53 alunos tiraram nota mil nessa edição do exame. No ano anterior, 77 candidatos haviam atingido a pontuação máxima.

Veja abaixo um exemplo de vista pedagógica:
Exemplo de vista pedagógica de um dos candidatos do Enem 2017. (Foto: Reprodução/Inep)

Exemplo de vista pedagógica de um dos candidatos do Enem 2017. (Foto: Reprodução/Inep)

E, a seguir, a reprodução do espelho de uma redação, disponibilizado pelo aplicativo do Enem no celular:

Espelho da redação também pode ser visto pelo celular, no aplicativo do Enem. (Foto: Reprodução)

Espelho da redação também pode ser visto pelo celular, no aplicativo do Enem. (Foto: Reprodução)

Sem zero na redação

Conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a banca de correção não atribuiu nota zero às redações que violaram os Direitos Humanos, como previa o Edital do Enem 2017.

Notas dos treineiros

Foram disponibilizadas também as notas dos treineiros, para que eles possam fazer uma autoavaliação do desempenho. São candidatos que não haviam concluído o ensino médio e que eram menores de 18 anos na data da aplicação do exame.

Como os resultados não podem ser usados para a seleção em universidades, são sempre divulgados 60 dias depois das notas dos demais estudantes.

Dos 6.731.203 inscritos para o Enem 2017, 8,9% eram treineiros.

Enem 2018

As provas do Enem 2018 serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro. Pelo segundo ano, o Enem será aplicado em dois domingos consecutivos, e não mais em um só fim de semana.

As inscrições ficarão abertas do dia 7 ao 18 de maio.

Calendário do Enem 2018:

  • Publicação do edital: 21 de março
  • Inscrições: de 7 a 18 de maio
  • Provas: 4 e 11 de novembro

TODOS OS TEMAS

Veja abaixo todos os temas de redação da história do Enem:

  • 1998: Viver e aprender
  • 1999: Cidadania e participação social
  • 2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
  • 2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
  • 2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?
  • 2003: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
  • 2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
  • 2005: O trabalho infantil na sociedade brasileira
  • 2006: O poder de transformação da leitura
  • 2007: O desafio de se conviver com as diferenças
  • 2008: Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
  • 2009: O indivíduo frente à ética nacional
  • 2010: O trabalho na construção da dignidade humana
  • 2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
  • 2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21
  • 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
  • 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
  • 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
  • 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
Continue lendo

concursos

Sine oferta 27 vagas de emprego para Rio Branco nesta terça-feira (6); veja a lista

Publicado

em

Há vagas para vendedor pracista, vendedor interno e estoquista. Candidatos interessados devem comparecer no Sine, que fica no Bosque, em Rio Branco.

Redação Ecos da Notícia –

O Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) disponibiliza 21 vagas para diversas áreas nesta terça-feira (6) na capital acreana. Os candidatos interessados devem comparecer pessoalmente à instituição, localizada na Avenida Getúlio Vargas, n°1.670, em Rio Branco.

O candidato à vaga deve atualizar o seu cadastro no Sine. Aqueles que não tiverem cadastro na instituição, devem levar os seguintes documentos: Carteira de Trabalho, Identidade/CPF, Título de Eleitor, comprovante de escolaridade e de endereço.

As vagas são rotativas, ou seja, são disponibilizadas para o dia, podendo não estar mais disponíveis para o dia seguinte. O Sine se responsabiliza por encaminhar cinco pessoas, no perfil solicitado pelo empregador, para que ele possa escolher qual vai preencher a vaga. O cidadão pode verificar se a vaga ainda está disponível através do telefone 0800 647 8182.

Sine Acre oferta 21 vagas de emprego nesta terça-feira (6). — Foto: Divulgação/Sone Acre

Sine Acre oferta 21 vagas de emprego nesta terça-feira (6). — Foto: Divulgação/Sine Acre

Continue lendo

concursos

Ifac abre inscrições para curso de especialização em Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Publicado

em

Estão sendo ofertadas 30 vagas e as inscrições seguem até o dia 16 de novembro

O Instituto Federal do Acre (Ifac) está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação, em nível de especialização, em Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Ao todo, estão sendo ofertadas 30 vagas, sendo que 20% destas serão destinadas a candidatos oriundos de ações afirmativas.

Para participar, basta se inscrever através do site http://bit.ly/inscricao_especializacao_ifac e enviar os documentos solicitados em edital (Memorial Descritivo e Currículo Lattes), em um único arquivo no formato PDF, para o e-mail [email protected].

Curso

O curso, que tem carga horária total de 360 horas, tem o objetivo de qualificar os diversos profissionais que atuam junto à Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com base na construção de conhecimentos e práticas revolucionárias das atividades de ensino, pesquisa e extensão, assim como também na formulação e gestão de políticas públicas para a área.

As aulas serão desenvolvidas na modalidade presencial, em que serão contemplados, pelo menos, 30 encontros presenciais. O curso está organizado em 15 disciplinas, sendo que cada uma possui 24 horas de duração. Os encontros presenciais ocorrerão quinzenalmente na sede do Ifac, do bairro Xavier Maia, em Rio Branco. As aulas serão ministradas às sextas-feiras (período noturno) e aos sábados (período matutino e vespertino).

Para conclusão do curso, os estudantes deverão elaborar um TCC, apresenta-lo de forma presencial, diante de banca de especialistas, assim como também entregar a versão final do trabalho e a carta de aceite de um artigo submetido.

Seletiva

O processo seletivo para o curso de especialização acontecerá em duas etapas. A primeira fase consistirá na avaliação do Memorial Descritivo e Currículo Lattes dos candidatos inscritos. Os documentos serão analisados a partir de nove critérios envolvendo conhecimentos, experiências, tempo de serviço, participação em projetos e outros.

A segunda fase da seletiva, que consistirá em entrevista sobre a trajetória profissional dos inscritos, será realizada apenas com os 50 candidatos que obtiverem maior pontuação na primeira etapa.

Cronograma

Conforme edital, as inscrições para o processo seletivo do curso de especialização em Educação Profissional, Científica e Tecnológica seguem até o dia 16 de novembro. A lista preliminar de inscritos será divulgada no dia 20 de novembro. Entre os dias 21 e 27 será realizada a análise dos documentos encaminhados pelos candidatos. O resultado desta fase será publicado no dia 28 de novembro. Para esta etapa, os candidatos que tiverem intenção de interpor recurso deverão apresentar documentação entre os dias 29 e 30 de novembro.

O resultado com a convocação dos classificados para segunda fase (entrevistas) será divulgado no dia 03 de dezembro. As entrevistas com os candidatos selecionados acontecerão entre o período de 04 a 07 de dezembro.

Acesse o edital pelo link http://bit.ly/edital_especializacao_ifac.

Acesse a página para inscrição pelo link http://bit.ly/inscricao_especializacao_ifac.

 

 

Continue lendo

concursos

Sine oferta 27 vagas de emprego para Rio Branco nesta segunda-feira (5); veja a lista

Publicado

em

Há vagas para auxiliar em saúde bucal e instalador de cortinas e persianas. Candidatos interessados devem comparecer no Sine, que fica no Bosque, em Rio Branco.

Redação Ecos da Notícia –

O Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) disponibiliza 27 vagas para diversas áreas nesta segunda-feira (5) na capital acreana. Os candidatos interessados devem comparecer pessoalmente à instituição, localizada na Avenida Getúlio Vargas, n°1.670, em Rio Branco.

O candidato à vaga deve atualizar o seu cadastro no Sine. Aqueles que não tiverem cadastro na instituição, devem levar os seguintes documentos: Carteira de Trabalho, Identidade/CPF, Título de Eleitor, comprovante de escolaridade e de endereço.

As vagas são rotativas, ou seja, são disponibilizadas para o dia, podendo não estar mais disponíveis para o dia seguinte. O Sine se responsabiliza por encaminhar cinco pessoas, no perfil solicitado pelo empregador, para que ele possa escolher qual vai preencher a vaga. O cidadão pode verificar se a vaga ainda está disponível através do telefone 0800 647 8182.

Continue lendo

Veja também

Mais lidas

Portal de notícias do Acre | Diretor e Redator - Lenilda Cavalcante FENAJ 084 | Copyright © 2006-2018 ECOS DA NOTÍCIA - Todos os direitos reservados.