Rio Branco,

TREINADOS PARA ATIRAR – Agentes Penitenciários passam por teste de tiro e manuseio de armas pesadas

Por senaonline

Publicidade

O efetivo do IAPEN lotado na Unidade Prisional Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, recebeu um novo treinamento para manuseio e tiro com o moderno armamento adquirido pela instituição. Trata-se de armas modernas e de precisão, inclusive de longo alcance, tipo Fuzis 556 – usados pelas forças armadas (com alcance de 1.800 metros), Pistolas ponto 40, carabinas e espingarda calibre 12, esta última considerada a principal arma de uso interno nos presídios que utiliza munição letal e menos letal.

O treinamento envolveu Agentes Penitenciários e motoristas, além dos Juiz Fabio Farias e o promotor de justiça Júlio César, que aceitaram o convite para participar do curso.

De acordo com a coordenação de segurança da UPEM, o curso ocorreu entre os dias 27 de novembro e 08 de dezembro, nas dependências da unidade.

“Treinamos nosso quadro de agentes e motoristas em sua totalidade, para o manuseio e tiro com o nosso armamento. A meta é qualificar as equipes que se dividem em 4 para manter a vigilância, segurança e a inteligência da unidade’, disse Ricardo Pessoa, agente penitenciário.

O treinamento foi realizado sob a coordenação da escola Penitenciária, que conta com instrutores devidamente qualificados e autorizados pela DPOE, Diretoria Penitenciária de Operações Especiais, considerado o curso de elite do Sistema Penitenciário Nacional.

Os monitores ministraram instruções de manuseio, que permite também conhecer o armamento detalhadamente e técnicas de combate. Na culminância do treinamento, os participantes passaram por uma rigorosa avaliação prática no stand de tiro.

‘Cada profissional do sistema prisional conheceu as armas, no tocante a montagem e desmontagem, limpeza, manuseio e tiro ao alvo”, disse Valquer Oliveira, Agente Penitenciário.

Em uma das turmas, houve inclusive a participação do juiz de direito da comarca local, Fábio Farias e do promotor de justiça Júlio César, que prontamente aceitaram o convite dos agentes penitenciários para participar do curso e conhecer um pouco mais a missão dos operadores de segurança do sistema prisional. De acordo com o IAPEN, o treinamento é direcionado a todos os agentes penitenciários do estado do Acre.

Por Aldejane Pinto.


Publicidade




ÚLTIMAS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade