Rio Branco,

aaa

Material para emissão de carteiras de identidade está em falta em Rio Branco

G1

Motivo, segundo o Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), é que a matéria-prima para impressão acabou devido ao processo de troca da empresa responsável pela impressão do documento.

- Publicidade-

O material para emissão de carteiras de identidade está em falta em Rio Branco. O motivo, segundo o Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), é que a matéria-prima para impressão acabou devido ao processo de troca da empresa responsável pela impressão do documento e ainda o alto número de solicitações em dezembro.

O diretor do DPTC, Haley Vilas Boas, disse que o processo de emissão das carteiras vai ser normalizado assim que a nova empresa aprovada em licitação, que vai ser responsável pela impressão, estiver regular.

“A confecção das carteiras de identidade é feita pelo Instituto de Identificação, quem faz a impressão é uma empresa terceirada de um setor específico. Houve licitação e estão trocando a empresa”, explicou o diretor.

Na capital, ao menos 80 mil carteiras de identidade são produzidas por ano. Ao mês, o número de emissões fica entre 7 e 8 mil. Em dezembro, o número de solicitações supera a média mensal por causa das festividades do final de ano.

O diretor disse que nesse período ocorrem muitas perdas do documento e ainda são solicitados por motivos de viagem, para concursos ou outros motivos. Vilas Boas aponta ainda que a equipe continua a fazer a coleta dos dados e que a demanda regular mensal foi atendida.

“As pessoas, às vezes, não gostam da identidade e os países vizinhos exigem documento de identificação emitidos dentro do período de dez anos. Esses picos fazem a gente ficar sem material, mas a secretaria está empenhada para regularizar”, ressalta.

O diretor falou ainda que as solicitações nessa época do ano estão deixando de ser atípicas. Para os próximos anos, o diretor já espera que sejam previstos os insumos para atender essa elevação no número de solicitações nesse mês do ano.

Em todo o estado, as carteiras de identidade podem ser solicitadas nos postos de identificação nas delegacias gerais. Em Rio Branco e em Xapuri, o pedido pode ser solicitado nas Centrais de Serviços Públicos (OCA). O prazo para entrega do documento é de 15 dias.

- Publicidade-

ÚLTIMAS NOTÍCIAS