Siga-nos

Aguarde processando...

X
Loading...

Desempenho do Congresso é reprovado por 60% dos brasileiros

noticiasaominuto

Índice é o mais pessimista em quase 20 anos, aponta pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (6)

rejeição aos 513 deputados e 81 senadores que compõem o Congresso Nacional é a maior em quase 15 anos, de acordo com levantamento divulgado pelo Datafolha, nesta quarta-feira (6).

O instituto, que começou a realizar pesquisas em 1993, ouviu 2.765 pessoas, entre a quarta e quinta-feira da semana passada.

Para 60% dos entrevistados, o desempenho do Congresso é ruim ou péssimo. Os que consideram regular somam 31%, aqueles que acham o trabalho dos políticos ótimo ou bom são 5%, enquanto os que não opinaram correspondem a 3% dos ouvidos.

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, nos últimos levantamentos realizados, em dezembro de 2016 e abril de 2017, também pelo Datafolha, o cenário já demonstrava a insatisfação da população. À época, 58% rejeitavam o desempenho dos políticos, e apenas 7% o aprovava.

Números tão pessimistas só foram vistos no início da década de 1990, ano da hiperinflação e quando veio à tona o escândalo dos Anões do Orçamento, que expôs um grupo de parlamentares acusados de desviar recursos públicos em benefício próprio.

A pesquisa ainda traz um perfil daqueles eleitores que reprovam o trabalho do Congresso. 74% são os mais ricos, 75% têm ensino superior, 68% são eleitores do presidenciável Jair Bolsonaro, e 69% rejeitam a gestão de Michel Temer.

Já entre os que aprovam o desempenho dos deputados e senadores, 52% têm ensino fundamental, 51% são de religião evangélica pentecostal, 42% veem o PMDB como partido de preferência, e 37% avaliam positivamente o governo Temer.

Publicidade

Escreva seu comentário

Informamos aos nossos caros leitores que a Equipe Ecos da notícia não se responsabilizará pelas consequências jurídicas
sobre os comentários divulgados.