Rio Branco,

Cobra caninana ‘invade’ bloco de condomínio em Rio Branco e é resgatada por moradores

Por G1

Corpo de Bombeiros foi acionado para devolver animal à natureza. Professor da Ufac diz que espécie é inofensiva e tranquila.

Publicidade

Uma cobra da espécia Spilotes pullatus, conhecida popularmente como caninana, foi encontrada no condomínio Reserva do Bosque, em Rio Branco, neste domingo (26). Os moradores tiraram o animal do bloco ond ele estava e acionaram os Bombeiros para que ela fosse devolvida à natureza.

A primeira vez que a cobra apareceu no local foi no sábado (25) no escoamento de águas. Neste domingo, ela votou e entrou no bloco. Quelyson Souza, morador do condomínio, contou que os vizinhos se mobilizaram para resgatar o animal e acionaram os bombeiros.

“Hoje de manhã [domingo, 26], ela retornou e entrou no bloco. A gente então colocou ela em uma caixa e acionamos o Corpo de Bombeiros”, conta.

Esse tipo de cobra é conhecida pelos hábitos diurnos e chega a medir até 2,50 metros e não é peçonhenta. O professor da Universidade Federal do Acre (Ufac) Moisés de Souza, que é doutor em zoologia, explica que essa espécie é inofensiva e bem ágil.

Ela se locomove com bastante agilidade na água, solo e até na vegetação. “É uma cobra inofensiva, se alimenta basicamente de pequenos mamíferos e aves. Costuma ficar na cumieira da casa por vários dias e é uma ótima espécie para comer ratos em depósitos”, destaca.

Nesta semana, o Corpo de Bombeiros informou que recebe, em média, 10 chamados como esse por dia. A explicação é devido ao período de chuva, quando os animais tentam procurar um local seco. A orientação é nunca tentar matar ou agredir o animal e sempre acionar o Corpo de Bombeiros. Assim, é possível manter o equilíbrio da fauna.

Moradores acionaram o Corpo de Bombeiros neste domingo (26) (Foto: Quelyson Souza/Arquivo pessoal )

Moradores acionaram o Corpo de Bombeiros neste domingo (26) (Foto: Quelyson Souza/Arquivo pessoal )


Publicidade




ÚLTIMAS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade