Rio Branco,

Taxa de homicídio doloso em Rio Branco aumenta mais de 100% em 2016, indica relatório

Por G1

Anuário do Fórum de Segurança Pública foi divulgado nesta segunda (30). Taxa de homicídios em 2016 era de 60,7 a cada 100 mil habitantes, diz documento.

 

A taxa de homicídio doloso em Rio Branco, capital do Acre, aumentou 102,7% em 2016 em relação ao ano de 2015. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (30) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Publicidade

O relatório usou como fonte dados de secretarias estaduais de Segurança Pública e Defesa Social, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do próprio Fórum.

“Isso explica o que temos falado constantemente que é a disputa por territórios. Se a gente for ver, nos últimos dois anos, mais de 90% dos homicídios estão relacionados a execuções por disputas por locais de tráfico. Estamos em um local de dificuldade, pois temos a fronteira com Peru e Bolívia”, disse o secretário de Segurança Pública do Acre, Emylson Farias.

A tabela de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) mostra que em 2016 foram registrados em Rio Branco 229 homicídios dolosos, o que indica uma taxa de 60,7 homicídios a cada 100 mil habitantes.

O levantamento mostra ainda que no ano passado foram registrados sete latrocínios, roubo seguido de morte. Quando somados os casos de homicídios e latrocínios, a taxa de mortes violentas na capital acreana chegou a quase 90%, segundo o relatório.

Acre

Em todo o Acre foram registrados 234 homicídios dolosos, em 2015 esse número foi de 221. Além disso, houve oito latrocínios e uma lesão corporal seguida de morte.

Assim, conforme o relatório, o número total de crimes violentos letais intencionais foi de 243 mortes. No ano anterior, foram 234. O aumento de mortes violentas foi de 2,2% em 2016.

O relatório inclui ainda o número de mortes em decorrência de intervenção policial em serviço ou fora de serviço. Em 2016 foram 22 mortes durante ação policial. Em 2015 foram registradas apenas dez.


Publicidade




ÚLTIMAS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade