Rio Branco,

RBTrans adota novo sistema em ônibus e promete mais eficiência

Novo Sistema

Por G1 acre

bus2A Prefeitura de Rio Branco começou a fazer uma transição no sistema dos ônibus na cidade. Durante muitos anos, as linhas dos coletivos da capital acreana tinham o sistema radial, ou seja, todos os carros seguiam dos bairro direto para o Centro da cidade. Mas, até março do próximo ano, essa logística vai mudar.

Publicidade

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTRANS) deu início a instalação de outro sistema que utiliza as linhas troncais – fazem a ligação entre Terminal Central e os regionais – e as alimentadoras – fazem a ligação dos terminais regionais com os bairros.

O sistema vai ser adotado em todas as regionais de Rio Branco, mas o processo deve começar a ser instalado de forma gradativa. Por enquanto, o novo sistema é aplicado todos os domingos até que os usuários se adequam às mudanças.

O terminal do Adalberto Sena vai ser o primeiro a ter o novo sistema implantado.

“As linhas do Irineu Serra, Tancredo Neves e Alto Alegre vão alimentar o terminal Adalberto Sena. E do Adalberto Sena, nós vamos ter as troncais que trazem do terminal Adalberto Sena ao Terminal Central. Mas é claro que este trabalho a gente vai estender aos outros terminais, explicando para a sociedade, com calma, com tranquilidade”, explica o diretor da RBTrans, Jô Luiz Fonseca.

Saiba como fica
O usuário deve ficar atento ao itinerário dos coletivos. As linhas alimentadoras fazem o trajeto entre os bairros e o Terminal de Integração e possuem os seguintes números e nomes:

211 – Tancredo Neves/Terminal Adalberto Sena, que fará o trajeto original da linha dentro do bairro;
213 – Alto Alegre/Terminal Adalberto Sena, que agora tem seu percurso pela Rua 25 de Dezembro e deixa de circular pelo bairro Jorge Lavocat;
215 – Irineu Serra/Contri, que fará um trajeto desde o final do Irineu Serra até a sede do Café Contri, e passa a atender também a Rua Juarez Távora.

Ao desembarcar no Terminal de Integração, o passageiro tem três opções de linhas troncais, que fazem a ligação com o Centro, por diferentes corredores:

201 – Term. Adalberto Sena/Term. Central via Av. Antônio da Rocha Viana;
203 – Term. Adalberto Sena/Term. Central via Av. Getúlio Vargas;
703 – Term. Adalberto Sena/Term. Central via Wanderley Dantas;

Os usuários que embarcarem no Centro e nos corredores em direção aos bairros, devem utilizar uma das três linhas troncais em direção ao Terminal Adalberto Sena. Durante a fase de testes, a população contará com equipes da RBTrans e da empresa concessionária das linhas posicionadas nos terminais e ao longo dos percursos para orientar os passageiros sobre as mudanças, informou a prefeitura.

Colaborou Débora Ribeiro, da Rede Amazônica Acre.


Publicidade




ÚLTIMAS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade