Rio Branco,

Metade da frota de veículos no Acre está irregular. Governo manda Detran arrochar motoristas endividados

Priorizando dividas

Por Assem Neto

ecos-04122016-frota

Publicidade

Mais da metade dos acreanos proprietários de carros e motocicletas está com o pagamento da documentação obrigatória do veículo atrasada. A inadimplência junto ao Departamento Estadual de Trânsito e à Secretaria Estadual de Fazenda atinge 110 mil veículos – o equivalente a 65% da frota estimada nos 22 municípios do estado.

O Detran confirma que esse quantitativo de automóveis e motocicletas está rodando pelas ruas de forma irregular devido ao não-pagamento do licenciamento e do IPVA.

No início do segundo semestre deste ano, antes da ordem do governo para retirar esses veículos das ruas, o número de carro e motocicletas com a documentação vencida era bem maior, chegando a mais de 70% da frota.

carros1-180x300A redução nos números não está associada à quitação do débito dos impostos, mais sim à apreensão dos veículos irregulares. Os três pátios do Detran na capital estão lotados.

O Detran não divulga o número exato de veículos e motocicletas recolhidas pelo fato dos donos não terem pago, até o presente momento, o licenciamento 2016, mas alerta que o prazo máximo para eles serem levados a leilão é de apenas três meses após a apreensão. “Só estamos cumprido a lei”. diz o diretor presidente do órgão, Pedro longo.

Uma média de 74%, dos veículos apreendidos acaba sendo vendidos porque o dono não tem recurso financeiro para resgatá-los. O dinheiro arrecadado com os leilões fica, todinho, para o Governo do Estado.

Segundo o Instituto da Federação do Comercio do Estado do Acre a inadimplência na documentação do próprio carro é causada pelo alto índice de endividamento do acreano que tem preferido reservar o dinheiro para o pagamento de outros débitos.

Pesquisa divulgada, em agosto deste ano, pela Fecomércio, revelou que somente 55%, da população acreana está conseguindo pagar as contas em dia.

 


Publicidade




ÚLTIMAS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade