Rio Branco,

Acre tem experiência bem sucedida na produção de morango

Produção de Morango

Por Assem Neto

morango-do-acreEsse pequeno pé de morango é o primeiro a dar frutos em uma plantação cultivada por produtores rurais do seringal Quixadá, em Rio Branco. A planta, com frutos já em processo de amadurecimento, quebra o paradigma botânico de que o solo acreano e as condições climáticas da região não são propícios para o cultivo de morango por se tratar de uma fruta típica de temperaturas amenas.

Publicidade

Em termos de textura, coloração, tamanho, idade e altura da planta, o primeiro morango cultivado no Acre está dentro do padrão da produção nacional. O plantio de morango no seringal Quixada é uma experiência laboratorial desenvolvida em projeto do IFAC através da turma do curso de Agroecologia,  com 20 produtores da região.

O segredo para o cultivo de morango no Acre está no enriquecimento do solo com adubo vegetal retirado da própria natureza e a utilização de tecnologia irrigatória na medida certa para manter a climatização ideal exigida para o crescimento e germinação do fruto.

A intenção do IFAC é usar a experiência bem sucedida dos produtores do seringal Quixada para implantar pólos produtores de morango em todo Acre.


Publicidade




ÚLTIMAS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade