Rio Branco,

Com programa de estudos por aluno, escola tem maior média no Enem 2015

Enem 2015

Por G1 acre

0001Uma das apostas do Colégio Sigma, em Rio Branco, que obteve no Acre a maior média nas provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, é a construção de um programa de estudos para cada aluno. O Ministério da Educação (MEC) divulgou ainda na terça-feira (4) os resultados de todo país de cada escola. A instituição conseguiu 602,64 de média.

Publicidade

O organograma, segundo a coordenadora da turma, Silvia Regina Araújo, leva em consideração todo o dia do estudante, com informações de horário de acordar, hábitos alimentares e se faz exercícios físicos. A organização dos períodos, para um melhor aproveitamento nos estudos, é feito para todo o ano letivo.

“Temos acompanhamento psicopedagógico com os alunos no ano todo. Uma das linhas de trabalho é um curso sobre como funciona o nosso cérebro e estratégicas para aprender a estudar. Desenvolvemos um plano de estudo individual, ponto a ponto construído de acordo com os horários deles. Se tem um aluno que produz mais à noite, fazemos com que ele tenha uma carga mais pesada nesse horário”, diz.

Na preparação para o exame, a turma do último ano do terceiro ano do ensino médio tem aulas em período integral e conta ainda com um plantão de dúvidas durante todos os dias. Laboratórios de produção textual e oficinas aos finais de semana com conteúdos interdisciplinares e de apoio também são investimentos.

“Exigimos muita disciplina e temos uma carga horária extensa. Nos plantões, o aluno vem e o professor está à disposição para tirar as dúvidas. O Enem tem um formato diferente de quando começou. Hoje, ele é muito robusto e o aluno precisa de conteúdos. Temos conteúdos fortes, sólidos, que ele vai levar para a vida acadêmica inteira”, ressalta.

A instituição de ensino privado conta ainda com uma reunião onde os estudantes podem compartilhar as dificuldades encontradas durante o processo. Trata-se do Grupo Sem Ansiedade Sigma (Gsas). “Eles vêm falar das angústias deles e nós somos apenas mediadores. Por incrível que pareça, acaba aliviando, porque o aluno divide com o outro essa carga que não é só dele”, acrescenta.

Por fim, Silvia acrescenta que, além de muito trabalho, não há mistério para uma boa preparação para o exame e outros vestibulares. Para ela, o objetivo principal dos métodos adotados pela escola é mudar hábito de estudos dos alunos. O que corrobora com isso, de acordo com ela, são as constantes formas de avaliação. Durante o ano, a turma passa, além das provas normais, por oito simulados.

“Visamos a preparação do aluno para uma boa vida acadêmica e isso começa desde o ensino fundamental. Não existe milagre. O aluno tem que ser um estudante profissional. Por isso, trabalhamos com disciplina e respeito. Temos regras e limites. Nosso segredo é uma equipe que trabalha muito”, finaliza.


Publicidade




ÚLTIMAS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade