28 outubro 2021 5:20 am
23.3 C
Rio Branco
28 outubro 2021 5:20 am

Oito policiais afegãos mortos por engano em ataque dos EUA

Uruzgan

Notícias ao Minuto
- Publicidade-

naom_54cab79276b79
Pelo menos oito policiais afegãos morreram num ataque aéreo norte-americano no sul do Afeganistão que tinha como alvo rebeldes, afirmaram hoje vários responsáveis provinciais à agência France Presse.

O erro, ocorrido domingo na província de Uruzgan, é aparentemente o primeiro do gênero desde que as forças norte-americanas destacadas sob mandato da NATO viram as suas prerrogativas alargadas em junho.

“O primeiro ataque matou um dos polícias e quando os outros o foram socorrer um segundo ataque causou sete mortos entre eles”, indicou o comandante da polícia da província de Uruzgan, Rahimullah Khan, contactado pela AFP.

Segundo um dos polícias que sobreviveu aos tiros efetuados a partir de um helicóptero, Mohammad Sediq, os polícias estavam “envolvidos num combate próximo” com os talibãs quando foram atingidos.

O responsável do conselho provincial de Uruzgan, Mohmmad Karim Khadimzai, disse que os policiais “se encontravam no seu posto” na altura do ataque.

Contactado em Cabul, o comando da NATO confirmou que dois ataques aéreos tinham sido realizados no domingo em apoio às forças afegãs ameaçadas por assaltantes.

“Posso confirmar que as forças norte-americanas realizam a 18 de setembro dois ataques aéreos visando indivíduos que ameaçavam os nossos parceiros afegãos em Tarin Kot”, a capital do Uruzgan, indicou à AFP o general Charles Cleveland, responsável adjunto e porta-voz da missão militar da NATO.

Face às novas prerrogativas, as forças norte-americanas no Afeganistão podem alvejar os talibãs e as suas posições e não apenas para proteger as forças da NATO. Com informações de Lusa.

- Publicidade-
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS