Rio Branco,

Vara do Trabalho intima partes pelo WhatsApp e economiza no Acre

Tecnologia

Por Por G1 Acre

img_8765_-_ok

Publicidade

Notificações são enviadas pelo aplicativo desde março, no interior do AC.
Cerca de 40 a 50 mensagens são enviadas por mês, aponta Vara.
A Vara do Trabalho do município de Plácido de Castro, interior do Acre, passou, desde março deste ano, a enviar notificações pelo Whatsapp para as partes envolvidas em processos judiciais.
De acordo com a Vara, das 250 a 300 intimações emitidas por mês, entre 40 a 50 são enviadas pelo celular.
De acordo com o assistente do diretor de secretaria, Renato Morais, as principais mensagens são de recebimento de crédito e confirmação de datas de audiências. Segundo ele, os telefones dos reclamantes são adicionados no celular da Vara.
“Muita gente usa o Whatsapp hoje e a gente viu uma possibilidade. Assim, os recados e informações chegam mais rápido, além da economia”, afirma.
Cada correspondência enviada pelo correios custa R$ 6 para o órgão, segundo Morais, pelo Wahtsapp, praticamente não há custo, além da leitura e retorno serem imediatos. O assistente lembra também que existe um cuidado para o recebimento das mensagens.
“Assim que a gente manda uma intimação pedimos a confirmação da leitura com alguns dados, como nome do pai ou RG. Não confirmando, a gente manda pelo correios. Mas tem funcionado muito bem”, explica.
Segundo Morais, ainda não foi calculado quanto a medida gerou de economia para a Vara.

Ele salienta ainda que o uso do Whatsapp, não extinguiu os outros métodos de intimação, pois existem pessoas que não possuem o aplicativo, principalmente na zona rural.
“Precisamos disponibilizar outras ferramentas também, mas o Whatsapp tem ajudado muito”, afirma.


Publicidade




ÚLTIMAS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade