Rio Branco,

Projeto do canal Futura será utilizado em cursos da Ufac

Futura

Por Ascom/UFAC

A14Z0035

Publicidade

A Universidade Federal do Acre (Ufac) recebeu nesta quinta-feira, 26, no auditório do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life), a maleta “Por que Pobreza? Educação e Desigualdade”. A vinda do projeto é fruto de uma parceria da Ufac, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), com o Futura, um canal de televisão da Fundação Roberto Marinho destinado à educação.

O conteúdo da maleta é, em sua maioria, audiovisual e discute os temas “pobreza, educação e desigualdade”. O projeto compreende a entrega de uma “maleta completa” e dez “maletas básicas” que ficarão à disposição dos professores.

Para receber o material é feita uma oficina de vivência do conteúdo. A mobilizadora regional do projeto, Débora Galli, afirma que isso é necessário para que os professores utilizem o material de forma mais completa. “Geralmente, ao usar material de audiovisual, os professores exibem e promovem um debate. A oficina vai garantir que o professor utilize os vídeos de forma mais crítica. Tem uma fase de problematização, uma de socializar a aprendizagem e uma em que se aprofunda o conhecimento. Tudo isso com vídeo”, explicou Galli.

Professores dos cursos de Filosofia, Geografia e História participaram da oficina de vivência do conteúdo. O coordenador do curso de Filosofia, Coracy Saboia, acredita que o material trará inovação educacional para os cursos da Ufac. “Especialmente no curso de Filosofia”, disse. “Vamos poder utilizar nas atividades complementares, principalmente nas disciplinas de Filosofia no Ensino Médio 1 e 2. Poderemos fazer oficinas em sala de aula, utilizando os recursos do Life, de tal forma que o nosso estudante tenha uma preparação melhor para, futuramente, exercer sua atividade como professor.”

O que é?

Implementada entre os anos de 2014 e 2016, a maleta “Por que Pobreza? Educação e Desigualdade” se propõe a contribuir para aprimorar as práticas pedagógicas e o enfrentamento das desigualdades na escola através do uso da maleta e do fortalecimento da atuação em redes das diferentes instituições parceiras.

O que tem?

Seu conteúdo completo consiste nos seguintes itens:
• Guia do Facilitador, produzido pela Steps International sobre os documentários “Why poverty?”;
• Caderno em formato de almanaque com textos inéditos e artigos conceituais;
• Contextualização dos documentários WP feito pelo Ipea; sugestão de atividades; e indicações de outras fontes;
• Livro produzido pelo Ipea a partir de reflexões sobre pobreza e desigualdade no Brasil;
• Livro “Para compreender a pobreza no Brasil”, de Victor Valla e outros;
• Anuário Brasileiro da Educação básica — 2013;


Publicidade




ÚLTIMAS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade