Rio Branco,

MPAC se veste de azul para incentivar saúde do homem

Novembro Azul

Por Da Assessoria

Membros e servidores do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) se vestiram de azul nesta sexta-feira (13). O intuito da atividade, que faz parte da campanha ‘Novembro Azul’, é contribuir para a sensibilização da sociedade em relação à saúde do homem e, especialmente, pela importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Em Rio Branco, o prédio da Procuradoria-Geral de Justiça do Acre está com iluminação especial em cor azul, além de membros e servidores estarem usando laços, desde o início de novembro, que simbolizam mundialmente a luta contra o câncer de próstata.

Publicidade

O servidor James Klélio ressaltou a importância da atividade dentro da instituição, como também da prevenção. “É uma ação que incentiva os colegas a se cuidarem. A prevenção é a palavra chave”, comentou.
Novembro foi o mês escolhido para a atividade porque dia 17 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A doença é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais frequente entre os homens, com uma incidência acentuadamente maior a partir dos 65 anos de idade. Por isso, é muito importante que a partir dos 50 anos todos os homens procurem um urologista e façam os exames preventivos.

O servidor Francisco Gomes também comentou sobre a necessidade de as pessoas, independente de gênero, procurarem cuidar mais da saúde para prevenir doenças.
“Sabemos que a prevenção é uma das armas mais eficazes para se evitar o câncer de próstata. Seguir uma dieta balanceada e ter uma rotina de exercícios físicos, por exemplo, são medidas que, comprovadamente, diminuem a incidência da doença”, disse.

Novembro-Azul
No Acre, a cada cem mil homens, estima-se que ocorram aproximadamente 400 novos casos de neoplasias, prevalecendo os cânceres de próstata (110 casos), traqueia, brônquio e pulmão (20) e o de pele não melanoma (50). Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é esperado que o número de casos novos de câncer de próstata aumente cerca de 60% até o final de 2015.
Prevenção
DSC0773Uma pesquisa divulgada este ano pela Sociedade Brasileira de Urologia mostrou que 50% dos homens nunca foram ao urologista. Para os médicos, realizar os exames recomendados é a melhor maneira de se prevenir contra este tipo de câncer.
Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dores e sangramentos.
“Não poderíamos deixar de fazer essa campanha no âmbito do Ministério Público do Acre e de dizer que o câncer de próstata pode ser evitado e que tem cura, se for detectado precocemente”, destaca o procurador-geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto.


Publicidade




ÚLTIMAS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade