Rio Branco,

Festival de Artes Negras começa nesta quarta-feira com a Marcha Zumbi

Artes Negra

Por Da Assessoria

índice

Publicidade

Começa nesta quarta-feira, 18, a grande programação do Festival de Artes Negras (FANEGRAS 2015) instituído pela Prefeitura de Rio Branco através da Secretaria de Política de Promoção de Igualdade Racial (SEADPIR). O FANEGRAS integra as atividades comemorativas do mês da Consciência Negra, novembro, reunindo uma série de iniciativas culturais de origem africana.
Às 16h começa a concentração para a Marcha Zumbi, que deverá reunir ativistas e representantes de organizações ligada à política de igualdade racial. Essa concentração é Praça da Revolução, de onde partirão em marcha os grupos com destino ao Novo Mercado Velho. Ali, serão recepcionados pelo grupo Amigos do Samba, fazendo a abertura oficial do FANEGRAS. “É um grande evento, com muitas atividades culturais”, disse Elza Lopes, titular da SEADPIR.
Ainda no dia 18 de novembro estão previstas apresentações de capoeira maculelê, desfile de moda afro, concurso de miss e mister Beleza Negra; dança afro com apresentação dos imigrantes haitianos, senegaleses e dominicanos. Durante a programação que vai até o dia 29 de novembro, Mês da Consciência Negra contará com jogos africanos, apresentação das escolas que desenvolvem projetos com a temática da igualdade racial; ato ecumênico, missa afro, culinária afro, sessão solene na Assembleia Legislativa, e exposição e venda de artesanato diversos. Ao final haverá um show com a cantora e ativista do movimento negro, a popularíssima Leci Brandão, no dia 29, em apresentação que encerra a programação.
A SEADPIR destaca a importância dessa programação de novembro como forma de dar visibilidade ao trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo desde 2011, na implementação das políticas de promoção da igualdade racial em Rio Branco.


Publicidade




ÚLTIMAS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade