Rio Branco,

Exploração sexual infantil e tráfico de pessoas são temas de seminário

Por Da Assessoria

primeiro semestre 2015

Publicidade

Casos suspeitos de exploração sexual infantil em meios de hospedagem, em atrativos turísticos ou envolvendo a rede de turismo no Brasil podem ser denunciados por qualquer pessoa por meio do Disque 100, um serviço gratuito disponibilizado Governo Federal, que funciona 24 horas, todos os dias da semana. A linha recebe ligações relacionadas a violações dos direitos da criança e outras denúncias relacionadas. Este é um dos temas do Seminário Prevenção e Enfrentamento a Exploração Sexual de Criança e Adolescente, que será realizado nesta sexta-feira, 27, em Rio Branco com a presença do coordenador geral de proteção à infância do Ministério do Turismo, Adelino Neto.
O seminário é uma das ações do programa Turismo Sustentável e Infância, que tem, entre os eixos de atuação, a promoção de campanhas voltadas ao enfrentamento da violência sexual infantil, com divulgação de manual e cartilhas que orientam e tentam sensibilizar profissionais que trabalham no segmento turismo sobre este crime. No Acre, nos últimos quatro anos, 160 denúncias de situações de exploração sexual infantil foram registradas por meio do Disque 100. Em 2015, até junho, foram recebidas apenas oito ligações, por isto a necessidade de divulgação sobre as ações e o serviço.
Atuam em parceria coordenações e departamentos dos ministérios de Turismo, Saúde, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Polícia Rodoviária Federal. O seminário tem como alvo os agentes de turismo, trabalhadores dos setores de hotelaria, agências, operadoras de turismo e receptivo, pessoas que possam colaborar como multiplicadores na prevenção e enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes. O evento é aberto ao público.

mtur-infografico-linha-denuncia-02

SERVIÇO
Seminário: Prevenção e Enfrentamento a Exploração Sexual de Criança e AdolescenteData e hora: 27/08/2015 (sexta-feira) às 14hLocal: Sebrae/AC, Rua Rio Grande do Sul, 109 – Centro, CEP: 69900-092, Rio Branco/AC.
Programação
14h00 – Ações da Polícia Rodoviária Federal na Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – PRF
14h40 – Palestra sobre Prevenção e Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no contexto do Turismo – ação do Programa Turismo Sustentável e Infância- TSI do Ministério do Turismo.
15h20 – Palestra sobre Estratégias de Enfretamento à Violência no contexto do Turismo – MS.
16h00 – Atendimento realizado pela Assistência Social às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Ministério do Desenvolvimento Social – MDS
16h40 – 18h00 – Momento para debate sobre o tema apresentado.


Publicidade




ÚLTIMAS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade